top of page

Zurich na Primavera

  • Foto do escritor: Bel Oliveira
    Bel Oliveira
  • 24 de mai. de 2014
  • 3 min de leitura

Atualizado: 28 de fev. de 2019

Andei sumida... mas tive muita coisa pra resolver antes de ir pra casa de mamis passar um tempo com minha família. Também faltou um pouco de ânimo, apesar de ter muita coisa na cabeça pra colocar aqui. Enfim, ao que interessa que eu divago demais: a primavera!


Eu, particularmente, nunca tinha passado a primavera no hemisfério norte, e esse ano ela foi bem generosa em Zurich, segundo o que ouvi dos que estavam lá nos últimos anos. Pra ter uma idéia, no começo de março, quando ainda era inverno, já dava pra andar sem casaco em alguns dias (claro que não todos os dias, e dependendo do lugar você sentia um pouco de frio..rsrs.. mas dava pra ficar de boa).


O inverno desse ano foi tranquilo, e agora falo por experiência própria, já que em 2013 eu cheguei a pegar na cidade -8°C, e na montanha -19°C (mesmo sendo sempre mais frio na montanha que eu estive, na Itália, esse ano as temperaturas nem chegaram perto desse gelo do ano passado). Nem teve neve, pra ter uma idéia mais geral ainda..rs.


Inverno 2013, muita neve!

Inverno 2014 e a única neve, de 30 minutos..rs

Com esses dias mais "quentinhos", de temperaturas positivas - o que é a glória pra quem passa dias cinzentos e gelados - a gente se anima mais. Eu gosto do inverno, sabe? Talvez por inocência de quem nunca teve inverno como os do lado de lá, gosto do frio, acho interessante ver o sol nascer às 8h e se pôr às 16h, mas mesmo assim, a coisa vai ficando boa mesmo quando o sol demora a ir embora. A cidade muda de cara, as pessoas mudam de cara, é realmente um efeito "mágico".. hahaha.. 

O sol desperta neles o mesmo que o frio desperta em mim: curiosidade. Veja bem, na Suíça faz calor - raramente acima da casa dos 30°C (e quando faz 20°C em um lugar frio já parece que estamos no meio do Rio de Janeiro a quase 40°C!) - cerca de dois meses no ano todo. DOIS! Esse calor geralmente é durante junho e julho, verão mesmo, e se tiverem muita sorte ainda pegam bons dias em agosto, mas não é regra, e não é garantido, nem mesmo durante os meses do verão. 

Esse ano o calorzinho (leia-se temperaturas de 2 casas positivas, acima dos 10°C) apareceu cedo. Início de março e eu, que cresci no nordeste do Brasil, já tava toda serelepe só com um moleton na rua e sapatilha. Melhor sensação depois de passar um tempão vestindo casaco pesado, bota fechada, mil meias, etc. Vale lembrar também que sol não significa calor por lá. Tem dias de sol lindo, sem nuvens, você que é esperançoso como eu fui pode pensar: que maravilha, hoje tá quente! NOOO.. hahaha. Ano passado caí nessa cilada, e lá fora tava -2°C com sol, morri de dor de ouvido.. 

Enfim, chegando finalmente ao título e ao que eu vim realmente falar mas me enrolei descrevendo o inverno de dois anos, está a primavera. Ah! a primavera... (suspiros!)... Me encantei. Ela invadiu o inverno e deixou tudo com cara de alegria. Muita flor, mais gente nos bares, nos parques, nas praças, na beira do lago. Sempre que saía um sol, lá estava eu dentro do ônibus (transporte público na Suíça bate qualquer outro da Europa, impecável, sem a menor necessidade de ter carro!) pronto pra ir a algum desses lugares. 

Visitei alguns parques e achei dois favoritos: Lindenhof e Arboretum. No Lindenhof, que foi o que eu frequentei mais vezes, a vista e a tranquilidade são parte do pacote. Saindo de lá você percorre meio que um labirinto de ruazinhas (o centro histórico da cidade) que desaguam na beira do Rio Limmat (que logo mais a frente se chama Lago de Zurich - mas é o mesmo rio/lago), cristalino e potável. É um super passeio e eu recomendo demais, mesmo que você não conheça bem a cidade, porque em qualquer lugar você acaba saindo na beira do rio, que se chama Limmatquai, e a cidade é bem sinalizada, dá pra se virar tranquilamente.


Acesso ao parque

Primeira vez, ainda em clima de inverno, mas bem leve

A última vez em que estive, já totalmente primavera, lindo demais


Rio Limmat

Ao Arboretum eu fui apenas uma vez, e vi uma cena que até então só conhecia dos filmes: pessoas deitadas no vasto gramado tomando sol, tipo coisa de sessão da tarde, sabe? rsrs.. O Arboretum fica próximo a Bellevue, um dos pontos que mais visitei pela localização em frente ao lago, e de lá (do Arboretum) você vê os Alpes ao fundo. É tão lindo que nenhuma foto vai fazer juz ao verdadeiro potencial, eu me encantei.


A tal cena de filme.. hahaha

Os alpes, ali ao fundo

Tirando os parques, as ruas da cidade estão cheias de flores, os canteiros muito bem cuidados, de dar gosto mesmo. Eu não tenho como negar que me apaixonei por Zurich ainda no inverno, mas a primavera tomou meu coração de vez. O sol tem o poder de alegrar, não se pode negar!


Tulipas numa pracinha

Comments


Subscribe

©2020 by bel que se quis.

bottom of page